Visão Estratégica

A Importância da Entidade


É evidente que é bastante jovem a nossa consciência ambiental. A AMAT surgiu da evidência da necessidade de união dos mineradores face às dificuldades comuns. A obrigatoriedade de hidrômetros em todos os poções termais de Caldas Novas e região e a necessidade de elaboração do EIA-RIMA, Relatório de Impacto Ambiental, se constituíram no embrião da entidade que veio a surgir efetivamente em 2001, logo após a Audiência Pública convocada pelos Ministérios Públicos e Federal e Estadual, que resultou na assinatura do TAC, Termo de Ajuste de Conduta em 30 de agosto de 2001.
No mandato da primeira diretoria ocorreu a necessária preparação e conscientização dos empresários mineradores, o que aconteceu de maneira lenta e difícil, face aos vícios que dominavam a maioria deles. No segundo mandato se preparou o Projeto de Recarga Artificial do Aquífero Termal e o início de sua implementação. O terceiro e quarto mandato se revelaram enormemente produtivos.
O Projeto de Recarga chegou praticamente a seu final, houve o estabelecimento de uma parceria bastante profícua com o Ministério Público Estadual e também com o DNPM e Semarh, e avançamos bastante no sentido de solucionarmos questões que se arrastavam há muito tempo. Foi contratada pela AMAT e seus colaboradores, uma empresa especializada para elaboração do “Plano de Revitalização dos Fundos de Vale” de Caldas Novas e se obteve do Poder Público a criação do Parque Ecológico Urbano Municipal.
A AMAT, em sua curta existência já foi bem além de seus objetivos iniciais. Prova disso a entidade obteve dois prêmios de significativa importância, uma nível estadual, concedido pelo CREA-GO, em 2009, e o outro em nível nacional, quando fomos incluídos entre os três projetos de preservação finalistas do Prêmio anual da Agência Nacional de Águas – ANA, em 2008. (Veja os respectivos detalhes clicando aqui.)
O futuro da associação nos revela bastante promissor. A nova diretoria eleita em dezembro de 2009, capitaneada pelo Engenheiro Civil Paolo Rosa, tem mostrado a novos e mais elevados patamares.

José Refondini